imersãO

BOTCAMP

CONSTRUA UMA CARREIRA EM CHATBOTS

INSCRIÇÕES EM BREVE

BOTCAMP

O QUE É?

Fizemos uma pesquisa com empresas especialistas do mercado de chatbots e identificamos quais as habilidades técnicas e comportamentais necessárias para criar uma carreira na área de chatbots. Ser um profissional híbrido ou profissional T, é a chave para conseguir ter um crescimento exponencial de carreira. O Botcamp é o programa resultado desta pesquisa que te prepara para ser este profissional que está em falta no mercado.

METODOLOGIA

Comunidade

Aprendizado em comunidade, para o desenvolvimento de hard e soft skills, fazer network e criar oportunidades de carreira.

Radar de habilidades

Acompanhamento das habilidades desenvolvidas e identificação próximos passos de carreira.

mentoria

Mentorias em grupo semanais de 2 horas durante todo o período do curso. 

Linkedin e portfólio

Estimulamos desenvolvimento de carreira através de posicionamento no Linkedin e desenvolvimento de portfólio.

Projeto em grupo

Desenvolvimento de projeto em grupo, simulando squad de projeto real, onde você pode colocar em prática habilidades do profissional T

feedbacks de mercado

Banca de avaliação dos projetos construídos composta por profissionais de empresas de bots e recrutadores.

MAPA DO PROGRAMA

MAIS DE 100 PESSOAS TIVERAM SUAS CARREIRAS TRANSFORMADAS

FASE 1 - MULTI SKILL

A primeira fase é a imersão individual de 5 semanas baseada em projeto com metodologia ágil. A cada semana análises multidisciplinares sobre novas demandas de um projeto de bot.

FASE 2 - TEAM WORK

A segunda fase é o desenvolvimento de projeto em equipe e apresentação de seus conhecimentos para uma banca de recrutadores que te irá trazer feedbacks e oportunidades de carreira.

FASE 3 - SPECIALIST

A terceira fase é se aprofundar em cursos complementares sobre áreas específicas do processo de desenvolvimento de bot para você se especializar na sua área e ainda ter aprendizado continuado.

MENTORIAS

Durante todo o programa, temos mentorias em grupo semanais, para tirar dúvida, trocarmos experiências e gerarmos network.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER

FASE 1 - MULTI SKILL

Esta fase tem o objetivo de te capacitar com as habilidades multidisciplinares do profissional T, te mostrar na prática a importância de conhecer as etapas e importância delas e dos profissionais relacionados no processo de desenvolvimento de chatbots através da metodologia Sprint Learning, onde iremos seguir as etapas de construção de projetos baseado em metodologia ágil.

Cada semana é uma sprint onde iremos analisar as 7 vertentes do processo de desenvolvimento de chatbots que compõe o framework da Let’s Bot (Behavior, Interaction, Architect, Build, Training, Curate e Business), desenvolver pensamento crítico e análise estratégica.

Nesta sprint iremos explorar o design conversacional mais complexo que apenas perguntas e respostas simples, requisito base para se trabalhar com chatbots. Para isso vamos aprender a utilizar funcionalidades do Dialogflow para buscar dados externos e dinâmicos na nossa conversação que vai te ajudar a compreender:

  • Pesquisas exploratórias
  • Metodologia ágil e squads
  • Criar fluxos conversacionais com dados e respostas dinâmicas;
  • Extrair informações do usuários a partir de um texto literal;
  • Análise de Ambiguação de intenções de conversa;
  • Estratégias de Desambiguação;
  • Compreender integrações através de Webhook/Orquestrador

Projetos robustos de chatbots no mercado trabalham com estruturas híbridas, entre chatbots de fluxos e chatbots baseados em IA. Nesta sprint vamos identificar a diferença entre estas arquiteturas dentro do Dialogflow e construir um chatbot híbrido que trabalha tanto com diálogos lineares como diálogos não lineares. Olha o que você vai dominar:

  • Identificar alterações em regras de negócio
  • Compreender aplicação de chatbots híbridos, baseados em fluxos e em IA
  • Compreender contextos de conversas
  • Encadear contextos de conversa
  • Acessa dados entre contextos conversacionais
  • Estratégias de turnos conversacionais aplicados a IA

Nesta sprint nosso cliente irá solicitar uma funcionalidade no bot que irá abalar toda a parte estrutural do nosso projeto. Vamos precisar analisar os impactos técnicos e de experiência no nosso projeto atual e propor uma mudança drástica para uma arquitetura mais robusta e escalável.

Antes de começar alterando tudo, vamos primeiro estabilizar a versão atual e criar um portfólio desta nossa versão 1. Este portfólio é a evidência das habilidades de um projeto complexo de chatbot com IA que você construiu. Hora de agregar ao seu currículo e divulgar para o mundo. 

 

Ao invés de consumir dados de um webhook/orquestrador, vamos construir um orquestrador aplicando regras de negocio e integrando com banco de dados (sem a necessidade de programar). O objetivo é compreender a lógica de orquestração e assim desenvolver habilidades de comunicação entre equipes técnicas e não técnicas, além de compreender os detalhes de criação e formatação de regras de negócios dinâmicas para o chatbot. Nesta sprint você vai aprender:

  • Padrão de comunicação entre sistemas
  • Padrão JSON
  • Banco de dados
  • Diferença entre banco de dados relacional e não relacional
  • Compreendendo regras de negócio
  • Implementando regras de negócio
  • Construindo respostas dinâmicas para o chatbot
  • Formatando as respostas do bot
  • Análise de canais e padrões de respostas
  • Enviando respostas por canais

Identifique e corrija os problemas de cenários técnicos e apresentados na experiência do usuário utilizando o chatbot. Vamos nos aprofundar na curadoria técnica voltada as resposta do motor de IA/NLP associadas as mensagens recebidas pelo usuário. Assim vamos aprender:

  • 3 vertentes da curadoria
  • Estratégia de análise de curadoria
  • Documentação e cenários de teste
  • Análise de cenários de teste
  • Melhoria em fraseologia
  • Checklist de curadoria
  • Triangulação de problemas
  • Solução de problemas
  • Analise individual de intenções para identificação de problemas
 

FASE 2 - TEAM WORK

Esta fase tem o objetivo de estimular os aprendizados que você teve na fase 1, mas aqui trabalhando em equipe em um projeto de um tema definido por você. Desta forma, você irá desenvolver novas habilidades técnicas e comportamentais complementando as habilidades já adquiridas na primeira fase.

Na Fase 1 você foi estimulado a compreender o perfil multidiscilpinar do profissional T. Agora chegou a hora de você exercitar estas habilidades mas agora com seu projeto.

Nesta etapa você vai formar uma equipe, definir o tema do seu projeto de bot e definir também seu papel dentro dele.

Iremos te sugerir um cronograma para ajudar com as etapas deste desafio.

Todo projeto de inovação começa sempre pelo olhar humano. No cronograma sugerido do projeto, iremos disponibilizar o treinamento Human Centered Design, que irá te mostrar método de pesquisa de profundidade para compreender em detalhes o problema por parte do usuário.

Uma vez compreendido o problema com profundidade, chegou a hora de mapear e desenhar a experiência do usuário e começar o design de diálogos do seu chatbot.

Para te ajudar nesta jornada iremos disponibilizar mais um treinamento, Chatbot Journey, que irá te capacitar a compreender a experiência do seu futuro usuário com o chatbot e te dar as bases para iniciar a operação do seu projeto.

Definida toda a parte a experiência e o design conversacional, a próxima etapa é definir a arquitetura técnica do projeto e iniciar o desenvolvimento do seu agente cognitivo. Mão na massa!

Uma vez pronta a primeira funcionalidade do seu chatbot, é a hora de quebrar o bot! Começar o processo de testes, validação e curadoria do chatbot e melhoria da experiência do usuário. 

Para dar visibilidade profissional, iremos convidar todos os projetos a apresentarem seus aprendizados e resultados alcançados em um evento chamado Bot Demo Day. 

Iremos convidar profissionais gestores, recrutadores de empresas, líderes e especialistas em chatbots para participar de uma banca avaliadora deste evento, para dar feedbacks e aumentar seu network.

Esta é uma excelente oportunidade para mostrar para o mercado seus conhecimentos e ser visto como um profissional diferenciado.

FASE 3 - SPECIALIST

Esta é a fase do aprendizado continuado. Depois de passar pelas 2 fases iniciais, chegou a hora de se aprofundar e se especializar em uma área de atuação. Novos treinamentos serão incluídos nesta fase para cada uma das frentes do processo de desenvolvimento de chatbots assim garantindo que você sempre esteja atualizado através de conteúdos de especialistas de mercado. Veja os cursos já disponíveis:

Obs: Os treinamentos desta fase serão criados de acordo com as demandas dos alunos e do mercado.

Você já conversou com algum bot que ao invés de te ajudar só atrapalhou, que não te engajou e não resolveu nenhum problema? No cenário dos bots é necessário em primeiro momento compreender quem é o público, quais suas necessidades para que a personalidade e até mesmo a seu objetivo traga engajamento para assim seu objetivo ser alcançado. Sem isso temos experiências ruins nas nossas soluções.

O treinamento Human Centered Design corresponde a etapa “Behavior” do framework de desenvolvimento de aprendizado de chatbots, que envolve todo aspecto humano no desenvolvimento de soluções conversacionais como o entendimento de comportamentos e necessidades.

Welcome

  • A importância do design na construção de bots
  • Como inovar com Bots
  • O que é o Human Centered Design
  • Duplo Diamante
  • Pensamento analítico, Pensamento integrativo
  • Princípios do Human Centered Design (HCD)
  • Como aplicar HCD no desenvolvimento de chatbots.

Módulo 1 – Inspiration

  • Desafio de Design + Tópicos de interesse
  • Pesquisa Etnográfica + Públicos Extremos
  • Desafio 1 – Definir públicos extremos
  • Exemplo de públicos extremos
  • Levantando Hipóteses
  • Estruturando perguntas
  • Quali ou Quanti?
  • Dicas para perguntas Quali
  • Planejando Entrevistas
  • Estratégias para entrevistas de profundidade
  • Desafio 2 – Entrevistas

Módulo 2 – Ideation

  • Download
  • Clustering
  • Ideação Individual
  • Ideação em equipe
  • Dot Voting
  • Desafio – Fase Ideation em 4 horas

Módulo 3 – Implementation

  • Como validar as ideias?
  • Paper Prototype
  • Prototipação Digital
  • Validação do protótipo em 5 atos
  • Analisando Insights
  • Referências! Livros!
  • Onde cada método se encaixa?

Carga horária: 20 horas

Chatbot é mais que uma tecnologia, é uma experiência. Mas como mapear esta experiência? Neste treinamento aprendemos a desenvolver esta experiência através de mapeamento da jornada do usuário e jornada de serviço aplicadas ao cenário dos chatbot e IA conversacional. Veja os tópicos que serão abordados neste treinamento:

Módulo 1 – Journey

  • Persona funciona?
  • Job to be done
  • Jornada do Usuário
  • As dores da jornada
  • Qual a maior dor da jornada?
  • O resumo – 4 etapas para criar uma experiência bot
  • Desafio 1 – Job to be done + Jornada Hoje
  • Desafio 2 – Job to be done + Jornada Bot
  • Touchpoints
  • Desafio 3 – Mapear Touchpoints

Módulo 2 – Bot Service Blueprint

  • Service Blueprint
  • Backstage – Processos internos
  • Backstage – Equipes
  • Backstage – Ferramentas
  • Backstage – Percepções
  • Backstage – Priorização
  • Service Blueprint para bot, o resumo
  • Desafio 4 – Service Blueprint – Desbloqueio de cartão
  • Desafio 5 – Service Blueprint –  Cancelamento de cartão

Aprenda como criar orquestrador e integrações com Node.js, uma das linguagens mais utilizada em projetos de chatbots

 

Módulo 1 – Configurando ambiente

  • Onde entra programação em projetos de bots?
  • Por que utilizar node.js para construir chatbots
  • Instalando o Node.js
  • Node help
  • Primeiro programa em Node.js
  • Instalando VSCode

Módulo 2 – Primeiro projeto

  • Node Package Manager (npm)
  • Package.json
  • Executando script js
  • Requisitos de um servidor Orquestrador
  • Tipos de serviços
  • Expressão
    Nodemon

Módulo 3 – Método Get

  • Estrutura do método Get
  • Criando Rotas Get
  • Bora testarmos
  • Analisando req e res
  • Parametros via método get (params)
  • Parametros via método get (query)
  • Resumo método get

Módulo 4 – Método Post

  • Estrutura do método post
  • Criando rotas post
  • Postman
  • Capturar dados de uma requisição post
  • body-parser
  • Capturando dados do body-parser

Módulo 5 – Regras de negócio

  • Regras de negócio
  • Aplicando regra de negócio
  • Regras de negócio condicionais
  • Status code

Módulo 6 – Webhook para chatbots

  • Criando bot no DialogFlow
  • Expondo servidor local
  • Dicas ngrok
  • Retorno para Dialogflow
  • Recebendo dados no orquestrador
  • Regras de negócio do bot
  • Respostas para o chatbot
  • Resolvendo o último BO
  • Customizando Response Dialogflow
  • O desafio final

 

Primeiros passos no mundo de desenvolvimento, base necessária para o curso Node.js Chatbot API

MENTORIAS

MENTORIA BOT

Durante todo o período de inscrição no curso, você terá acesso a mentorias semanais em grupo para tirar dúvidas, trocar experiências, oportunidades, fazer network e criar laços profissionais mais fortes. Sim, você terá acesso a 1 ano de mentoria e as gravações!

Estas mentorias acontecerão semanalmente com Bruno Fazoli, especialista em chatbots e fundador da Let’s Bot.

MENTORIA PROJETO

Durante a fase Team Work do Botcamp, você terá  mentoria de projeto por 8 semanas seguidas. Esta mentoria tem o foco de te ajudar e guiar no projeto em equipe, dando direções, feedbacks para te ajudar a desenvolver hard e soft skills ainda não desenvolvidas no programa.

Estas mentorias acontecerão com Ariane Souza, Especialista em Curadoria de Chatbot, NLP/NLU/IA pela Triggo Labs na Porto.

BÔNUS

acesso a Comunidade

Acesso a plataforma de comunidade da Let’s Bot e grupo exclusivo no Telegram.

hard e soft skills

Desenvolvimento de habilidades técnicas,  comportamentais e comunicação dentro do programa.

indicação para vagas

Estimulamos o desenvolvimento de habilidades e sua visibilidade no mercado. Indicação de perfis profissionais para vagas abertas que são recebidas por nós.

rECONHECIMENTO

Todo mês reconhecemos as pessoas mais ativas na comunidade da Let’s Bot. Os top members recebem um presente nosso como forma de parabenizar o empenho na jornada de aprendizado.

BÔNUS ESPECIAL

IMERSÃO ibm wATSON

É uma imersão de 5 semanas (sprints) em formato de projeto ágil com objetivo de capacitar você para o mercado de bots de maneira multidisciplinar, onde iremos construir do zero um projeto de chatbot no IBM Watson integrando-o com o WhatsApp através do Twilio (sandbox) e com a Alexa, tudo isso a partir de um case real da empresa VegPet. A cada semana, muitas análises estratégicas e muita prática.

Nesta sprint iremos explorar o design conversacional mais complexo que apenas perguntas e respostas simples. Vamos aprender a utilizar funcionalidades do IBM Watson como: Entities, Entities Pattern, Slots, Multiple Responses, Context Variables, Gerenciamento de contextos através de Context Varibles, Random Responses.

Para nosso chatbot ficar ainda mais completo, iremos criar uma nova funcionalidade para ele: consultar rastreamento de pedidos nos Correios. Vamos ampliar a arquitetura do nosso orquestrador, gerenciando mensagens que necessitam acessar os dados externos e assim fazer uma integração com a API dos Correios trazendo todos os detalhes de rastreamento dos nossos pedidos em tempo real. Vamos aprender http request, API correios SOAP, API correios JSON, Estrutura retorno da API, Condicionais e tratamento de mensagens da API, Estruturando retorno da API para http response, Twiml image response.

Durante as sprints vamos perceber que os novos requisitos do cliente vai demandar uma mudança muito grande no nosso bot. Então chegou a hora de documentar a versão 1 deste bot, criar nosso portfolio e partir para o design de uma arquitetura mais escalável.

É tradicional os chatbots se comunicarem através de texto,  mas e se incrementássemos isso e incluíssemos também respostas com imagens para serem exibidas no WhatsApp? É isso que iremos construir nesta sprint! Para isso iremos compreender profundamente: Construção passo a passo do orquestrador (Node-Red), API, Lógica de orquestração de mensagens, http, http Response, Change, Switch, Functions, External http Request, Debug, Twiml text response, Twiml image response

Imagine colocar este bot dentro de um assistente de voz como a Alexa? É isso que iremos construir nesta Sprint. Vamos aprender a criar uma Skill na Alexa, definir nome de invocação dessa skill, criar intenções, slots types customizados, criar novas regras de negócio no orquestrados e assim fazer nosso chatbot conversar por dois canais, além do canal principal (Whatsapp) também via voz pela Alexa.

BÔNUS EXTRA

ACESSO ÀS GRAVAÇÕES DO EVENTO CURADORIA BOT DAY

BÔNUS FINAL

SORTEIO DE UMA ECHO DOT PARA ALUNOS DESTA TURMA

APRENDA EM COMUNIDADE

Todos temos algo para aprender e para ensinar. Conecte-se com outros profissionais que já estão na área e na mesma jornada que
você, estimule networking e oportunidades de trabalho.

Troque conhecimentos, experiências vagas, conquistas, artigos e acesse conteúdos exclusivos da Let’s Bot. Quanto mais compartilhamos mais aprendemos. 

RADAR DE HABILIDADES

Mapeie seus conhecimentos atuais e as habilidades que ainda precisa desenvolver na sua carreira com o radar de habilidades.

TEMPO DE ACESSO

CONHEÇA SEU INSTRUTOR

Bruno Fazoli

ESPECIALISTA EM CHATBOTS E FUNDADOR DA LET’S BOT

Especialista em chatbots, já impactou mais de 14 mil alunos em cursos, palestras e lives, eventos como TDC e Conferência Bots Brasil, além de atender grandes empresas como Banco Central, Banco do Brasil, Banco BMG, PicPay,  entre outras. Além disso é coordenador do programa de startups dos cursos  MBA na FIAP.

DEPOIMENTOS

TRANSFORMAÇÃO DE CARREIRA DE ALGUNS DOS ALUNOS DA LET’S BOT

OPORTUNIDADES PROFISSIONAIS

CARREIRAS TRANSFORMADAS DE MAIS DE 100 PESSOAS 

PERGUNTAS FREQUENTES

DÚVIDAS SOBRE O BOTCAMP?

Então bem-vindo(a) ao seu primeiro contato com o mundo cognitivo. Certeza que você vai se apaixonar. Fique tranquilo que vamos passo a passo, vou te guiar e te apoiar em todas as etapas, você vai sair desse BotCamp entendendo como transformar negócios na prática!

Um dos grandes públicos do Botcamp são pessoas em transição de carreira. Nosso objetivo é te ajudar neste momento trazendo conhecimento, oportunidades, portfólio, network e conexões com empresas. Já tivemos dezenas de pessoas que conseguiram sua transição de carreira depois de se aprofundar na área de chatbots

De 2 a 3 horas por semana durante as sprints. Depois do período da sprint, você terá ainda mais tempo (total de 90 dias) de acesso a todo conteúdo.

Não, todo o conteúdo foi modelado para você que não conhece ou não trabalha com programação também conseguir acompanhar o projeto que iremos desenvolver.

Sim! Seu papel é de extrema importância, pois vai se aprofundar nos comportamentos e necessidades do usuário. Você vai guiar a próxima etapa de design de interações quanto ao tipo de comportamento que o texto desenvolvido e respondido pelo bot deve refletir. Mas como fazer isto sem saber como funciona um projeto de bot? Conhecer profundamente um projeto de bot, sua arquitetura e suas tecnologias vai trazer seu trabalho de Research para outro nível, pois você vai conhecer de ponta a ponta a jornada desenvolvimento de uma experiência conversacional para seu usuário. Para criar uma experiência incrível, você precisa conhecer como esta experiência vai funcionar de ponta a ponta, então eu já diria para você bem-vindo(a) ao BotCamp

Sim! Toda estrutura linguística e de efetividade na comunicação desenvolvida por você precisa se encaixar na arquitetura e ferramentas utilizadas no projeto. Seu papel é de extrema importância, pois você alimenta a próxima etapa no processo de desenvolvimento de chatbots, você vai guiar as equipes de arquitetura e de desenvolvimento de bots quanto à experiência e a mensagem que precisa ser respondida, mas como fazer isso sem conhecer minimamente como estas plataformas funcionam? Então por isso este BotCamp também é para você!

Sem sombra de dúvidas! Você vai entender como criar uma arquitetura robusta para desenvolver soluções conversacionais, vai entender detalhes das ferramentas e também como integrá-las. Com este conhecimento você vai conseguir transformar qualquer sistema tradicional em um sistema cognitivo.

Definitivamente! Como gerenciar um projeto multidisciplinar sem conhecer cada uma de suas frentes a fundo? Certamente será um desafio, sem contar que o projeto pode ser bem frustrante, cheio de problemas e de riscos. Por isso o BotCamp vai te ajudar a entender o processo de desenvolvimento, entender arquitetura, integração e os desafios que envolvem cada uma destas etapas.

Sim! Nosso mercado brasileiro já compreendeu e absorveu chatbots como uma solução de resultado e transformação. Este pode ser seu primeiro passo no entendimento de uma das vertentes do que é IA, e como aplica-la no seu negócio.

Sim, pois por aqui vamos te ajudar a se especializar nesta área, compreender cenários e estratégias e evoluir na sua crreira.

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inscrições em breve.

Quer PARTICIPAR DA PRÓXIMA TURMA? CADASTRE-SE AQUI👇

Dia 26/11 as 18h00 no Youtube

De R$ 2997,00
por 12 x R$229,70

lote 2 parcelamento sem limite no cartão
De R$ 2997,00
 por 12 x R$229,70

inscrições iniciam dia 14/09 as 18h00 na live!

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Garantia de 1 sprint (7 dias de curso). Se não gostar, 100% do seu dinheiro de volta 🙂